sábado, 31 de dezembro de 2011

estou aprendendo



Estou aprendendo a amar, com o amor fraterno. 

Aprendendo a aceitar as pessoas, mesmo quando elas me desapontam. Quando fogem do ideal que tenho pra elas, quando me fere com palavras ásperas ou ações impensadas. É difícil aceitar as pessoas assim como elas são, não como eu as desejo que elas sejam. É difícil, muito difícil, mas estou aprendendo.

Estou aprendendo a amar. Estou aprendendo a escutar, escutar com os olhos e ouvidos, escutar com a alma, com o coração e com todos os sentidos. Escutar o que diz o coração, o que dizem os ombros caídos, os olhos as mãos irrequietas. Escutar mensagem que se esconde por entre palavras corriqueiras, superficiais. Descobrir a angustia disfarçada, a insegurança mascarada, a solidão encoberta. Penetrar o sorriso fingido, a alegria simulada, a vangloria exagerada. Descobrir a dor de cada coração. Aos poucos, estou aprendendo a amar. 

Estou aprendendo a perdoar. Pois o amor perdoa, lança fora a mágoa, e apaga as cicatrizes que a incompreensão e a insensibilidade gravarada no coração ferido. O amor não alimenta mágoas com pensamentos dolorosos. Não cultiva ofensas com lástimas e auto-comiseração. O amor perdoa, esquece, extingue todos os traços de dor no coração. Passo a passo, estou aprendendo a perdoar, a amar.

Estou aprendendo a descobrir o valor que se encontra dentro de cada vida, de todas as vidas. O valor soterrado pela rejeição, pela falta de compreensão carinho e aceitação, pelas experiencias duras vividas ao longo dos anos.

Estou aprendendo a ver nas pessoas a sua alma, e as possibilidades que Deus lhe deu. Estou aprendendo. Mas como é lenta a aprendizagem! Como é dificil amar. Amar como Cristo amou! Todavia, tropeçando, errando, estou aprendendo. Aprendendo a por de lado as minhas próprias dores, meus interesses, minhas ambições, meu orgulho, quando estes impedem o bem-estar e a felicidade de alguém.

( R.C.V. Ricavie)

Sem comentários: